sexta-feira, 5 de março de 2010

Série: Animações (Década de 40 - Parte II)


Dumbo (1941)

Dumbo foi lançado em 1941 para recuperar as perdas financeiras de Fantasia e Pinóquio no ano anterior. Foi um longa claramente simples e econômico, mas que, independente disso, se tornou um pequeno clássico da animação. Pode-se perceber claramente que o trabalho técnico e artístico foi mais modesto, com personagens mais simples e cenários menos detalhados. Junto com Lilo & Stitch, de 2002, foi a única animação da Disney a usar aquarela para desenhar o fundo. Porém, esta simplicidade foi responsável por uma pressão menor em cima dos animadores, que, com isso,  puderam se focar no elemento mais importante da animação: a atuação, hoje altamente reconhecida no meio, devido ao trabalho de Bill Tytla. Mesmo com a Segunda Guerra Mundial, Dumbo foi o filme mais lucrativo da Disney na década de 40.

Baseada na história escrita por Helen Aberson, a trama conta a história de um pequeno elefante com orelhas grandes, que é entregue a sua mãe no circo por uma cegonha e apelidado de Dumbo. Durante uma apresentação, a sua mãe, Mrs. Jumbo, se enfurece com um grupo de crianças que zombavam de seu filho e é presa numa cela, onde se separa de Dumbo. Sozinho, ele se junta a seu amigo Timothy, que se determina a faze-lo feliz denovo. Juntos, passam por problemas até recuperarem a confiança de Dumbo para conseguir encantar o público e se juntar a sua mãe denovo.

Título Original: Dumbo
Direção: Ben Sharpsteen
Gênero: Animação
Duração: 64 min


Bambi (1942)

Logo após Dumbo, a Disney lançou outro longa com um animal como protagonista principal (e com o seu nome no título também). Bambi é baseado no livro "Bambi, A Life in the Woods" do autor austríaco Felix Salten e conta a história de um pequeno veado e seus amigos da floresta. Na infância, Bambi tem sua mãe assassinada por humanos e conhece Faline, sua futura companheira, e seu pai, o Grande Príncipe da Floresta. Já adulto, ele precisa lutar contra seu rival, Ronno, que quer tirar Faline de si e, após derrota-lo, foge junto com seus amigos para uma pequena ilha, onde consegue refúgio para ele e sua família.

Inicialmente, a MGM adquiriu os direitos de transformar a obra de Felix Salten em filme, mas, devido as dificuldades, vendeu-as para a Disney em 1937. A intenção inicial de Disney era fazer de Bambi o seu segundo longa e o primeiro baseado em um trabalho recente. Porém, a trama inicial, escrita para um público adulto, foi considerada muito negativa e sombria para o público jovem que a produtora pretendia alcançar. Este impasse acabou deixando Bambi em segundo plano, o que culminou na produção de outros longas, como Fantasia e Pinóquio, antes deste. Após um progresso lento, o escrito final foi completado em 1940. É curioso notar que, durante a produção, Disney quis trazer o máximo de realidade possível aos animais, trazendo algumas espécimes para o estúdio e fazendo os animadores visitarem o Zoológico de Los Angeles. Porém, o lançamento durante a Segunda Guerra Mundial, trouxe prejuízos, que só foram recuperados durantes os outros seis re-lançamentos que Bambi teve para o cinema (o último em 1988)

Título Original: Bambi
Direção: David Hand
Gênero: Animação
Duração: 70 min

0 Comments:

blogger templates | Make Money Online