domingo, 10 de janeiro de 2010

Up - Altas Aventuras (2009)


[Up tenta ser original, mas cria história chata e enfadonha]

Acredito que todas as pessoas que vão assistir um filme da Pixar esperam uma animação bem feita, inteligente e com bons personagens. E isso não é por menos. A produtora é a grande responsável pelas últimas grandes animações mundiais, como Ratatouille, Wall-E e Os Incríveis, entre outras. Porém, analisando-se especificamente, fica bem claro que esta produção é um dos piores, se não o pior, trabalho da Pixar.

Carl Fredricksen é um aposentado, ex-vendedor de balões, que sonha com uma viagem para  a América do Sul. Desde sua infância, ele e sua falecida mulher desejavam fazer uma empreitada que os levasse ao Paraíso das Cachoeiras. E está oportunidade surge quando Carl se ve ameaçado de mudança para um asilo. Junto com o explorador da natureza, Russel, que entra na aventura por acidente, eles entram nessa jornada que os levará para um lugar com coisas que eles nunca imaginavam.

De início parece uma história no mínimo interessante, e com razão. O roteiro se aproveita de dois personagens carismático e com bom apelo ao público. O modo como se cria e se espera o embate entre estes dois tipos diferentes é um dos atrativos do filme. Contudo, toda a expectativa gerada em torno dela vai água abaixo devido as cenas chatas,exageradas e sem pé nem cabeça. Nenhum dos dois consegue se destacar como personagem. Por meio de Carl tenta-se mandar uma mensagem positiva de nunca desistir de seus sonhos, mas que terminam, contudo, com a não realização efetiva do seu.

O começo da animação é, com certeza, a melhor parte do longa. A história de vida de Carl é contada de modo sublime e, mesmo aparecendo pouco, sua esposa Ellie já é a melhor personagem do filme. No entanto, depois de sua morte, cria-se uma situação sem graça, que só piora quando Carl e Russel partem para a viagem. Desde ponto, começam a surgir cenas e personagens com a intenção de encantar e agradar o espectador, mas que só surpreendem de tão chato e ruim. São coadjuvantes banais e desconexos.

Porém, é preciso ressaltar de positivo o primoroso trabalho artístico e a ótima trilha sonora. Elas acabam sendo o grande alento do filme. É sempre encantador acompanhar a evolução das animações e o modo como elas são extremamente detalhadas e reais.

Contudo, Up é isso: uma tentativa de criar uma história original e divertida, mas que acaba se tornando infantil e monótona. A boa intenção, o grande trabalho técnico e as poucas boas cenas não condizem com a genialidade da Pixar, nessa desapontante animação.

Nota: 4,0

Título Original: Up
Direção: Pete Docter, Bob Peterson
Gênero: Animação
Duração: 96 min

2 Comments:

O Cara da Locadora said...

Sem dúvida é um filme lindo, muito bonito de ser visto (mesmo concordando que principalmente pelas imagens)... Não sei se seria tão duro quanto você mas daria uma nota razoávelmente baixa pelo simples motivo... Não conheço UMA criança que tenha gostado...

Dan said...

hahaha, não costumo ser tão duro assim, gosto muito de animações. Mas sei la, não sei foi o meu humor na hora filme, onde assisti, sei la, simplesmente não gostei :P
abraço

blogger templates | Make Money Online