domingo, 31 de janeiro de 2010

Férias Frustadas de Verão (2009)



[Representando os jovens de forma mais madura, novo projeto de Greg Mottola falha ao não conseguir alcançar a profundidade necessária]

Confesso que quando fui assistir a este Férias Frustadas de Verão a única informação que tinha eram aquelas que o trailer havia me fornecido. E, pelo menos pra mim, a expectativa era de mais uma comédia escrachada, bem ao estilo Superbad (que particularmente odiei). Porém, o filme acaba se desenvolvendo mais como um drama leve, com um certa dose de comédia.

James Brennan (Jesse Eisenberg) acaba de se formar no colégio e se prepara para uma viagem a Europa com amigos. Contudo, um problema financeiro na família o força a procurar emprego durante as férias para que possa pagar sua futura faculdade. James acaba conseguindo trabalho no parque de diversões Adventureland, onde acaba conhecendo Emily (Kristen Stewart), por quem se apaixona, numa relação que se mostrará extremamente intricada e complexa.

Sem os apelos de Superbad, Adventureland acaba retratando os jovens (ainda que da década de 80) de forma muito mais interessante, com uma boa história de fundo e personagens agradáveis, ainda que esteriotipados. Porém, o roteiro ainda se volta pra muitos clichês, criando uma história de romance piegas, além de situações chatas e previsíveis. Mesmo abordando questões pertinentes, como traição no casamento, conflito entre pais e filhos e drogas/bebidas de forma mais madura, o longa não alcança a profundidade necessária para atingir o espectador.

Jesse Eisenberg está muito bem, enquanto Kristen Stewart continua extremamente monótona e inexpressiva. Em relação aos coadjuvantes, destaque para Bill Hader, engraçadissimo, e Martin Starr, como o companheiro de trabalho de James, frustado e desiludido com sua vida e emprego. Ryan Reynolds, que poderia ser considerado o ator mais relevante do elenco, passa despercebido, ainda que possua certa importância na história.

No entanto, como disse anteriormente, minha crítica fica em relação a forma como o filme foi vendido. A maioria dos espectadores vai em busca de uma comédia adolescente (que com certeza atraia mais público) e acaba se deparando com um romance adolescente, mostrando mais drama que comédia. E neste ponto, os espectadores não estaram esperando por mensagens que a trama eventualmente irá trazer.

Contudo, Férias Frustadas de Verão ainda é um filme acima da média no seu gênero, ainda que engane seu espectador e seja superficial.. Não achei tudo aquilo que estão falando, mas ainda assim vale a pena assistir.

Nota: 6,0

Título Original: Adventureland
Direção: Greg Mottola
Gênero: Comédia, Romance, Drama
Duração: 107 min


0 Comments:

blogger templates | Make Money Online