sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os Indomáveis (2007)


[Falhas incompreensíveis no roteiro impedem o surgimento do que poderia ser um ótimo filme]

Não sou lá muito chegado em filmes de faroeste, até porque os poucos que vi não me agradaram muito. O que me fez ter vontade de assistir a este longa foi o seu elenco, de primeira linha, e a sua sinopse interessante.

Refilmagem do filme "Galante e Sanguinário" (que não assisti), da década de 50, a trama conta a história de Dan Evans (Christian Bale), um fazendeiro falido, ameaçado de perder suas terras para a construção de uma ferrovia. Evans vê a oportunidade de melhorar suas finanças ao receber a chance de escoltar o perigoso líder de uma gangue local, Ben Wade (Russel Crowe), até a cidade de Yuma, onde será embarcado num trem para ser julgado.

O começo da história é uma das melhores partes do longa, mostrando as dificuldades de Evans e os crimes da gangue. Porém, deste ponto, há o início de uma sequência de cenas que, pra mim, pareceram sem muita lógica. A partir do momento que Wade é capturado fica a sensação de que os cuidados em relação ao que deveria ser a prisão de um dos criminosos mais temidos do país é feito de maneira imcompátivel e desleixada. Também não convence nem um pouco o modo como ele mata 2 pessoas  do grupo e, aparentemente, não sofre nenhum tipo de punição. Ele é tratado como um deles. Tudo se passa como se nada tivesse acontecido, com ele continuando sendo sarcástico e irônico. Não há nenhum tipo de transtorno por parte dos outros personagens, o que mostra no mínimo uma construção psicológica fraca dos mesmos.

Contudo, é preciso também ressaltar os aspectos positivos do longa. De início, destacaria o belo cenário, juntamente com o ótimo figurino e maquiagem. Os Indomáveis nos transporta para o faroeste americano do século XIX de forma convincente e real, sem exageros. O filme também possui uma boa trilha sonora e ótimas diálogos, principalmente entre Evans e Wade.

A atuação também é boa, com destaque merecido para a dupla de protagonistas. Crowe é um dos meus atores preferidos e mais uma vez ele mostra um bom trabalho, passando para a tela um bandido convencido, destemido e com a língua afiadissíma. Bale é um ator que ganhou meu respeito depois assistir a alguns de seus trabalhos e mais uma vez ele está seguro. Os Indomáveis também possui diversos coadjuvantes importantes, de quem destaca-se Logan Lerman, como o filho de Evans, e Ben Foster (de Alpha Dog), como o cabeça direita da gangue de Wade.

Por fim, a cena final do filme é mais uma da qual fica um nó na cabeça. A forma como Wade supostamente fica mais bonzinho não convence e destoa totalmente da construção do personagem até então feita. Também é incômodo ver como o manco Evans consegue passar por mil tiros, levando seu prisioneiro até o trem. A tentativa de se criar um final digno para ambos vai por água baixo, devido a cena totalmente irreal e desvirtuada.

De forma geral, Os Indomáveis é um filme bonito, com boas cenas de ação e respeitáveis atuações, mas que peca pelos buracos no roteiro, que estragam totalmente a sua fluidez

Nota: 6,5
  
Título Original: 3:10 to Yuma
Direção: James Mangold
Gênero: Faroeste, Drama, Ação
Duração: 122 min

0 Comments:

blogger templates | Make Money Online