terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Sempre ao seu Lado (2009)


[Apesar de pequenos defeitos, filme consegue divertir e emocionar] 

Tinha tudo pra ser apenas mais um filme chato e clichê sobre a relação entre um cachorro e seu dono. Só de olhar para o cartaz, já vem as lembranças de tantos outros filmes do tipo. No entanto, Sempre ao seu Lado  surpreende pela boa dose de diversão e pelo final emocionante. Isso, claro, com seus defeitos.

Hachiko é um cachorro da raça akita mandado do Japão aos Estados Unidos sem motivo aparente (uma das coisas sem sentido do filme). Na estação, ele cai da bagagem e é encontrado pelo professor de música Parker Wilson (Richard Gere). Surge então uma paixão à primeira vista, mesmo com as tentativas iniciais frustadas de sua mulher Cate (Joan Allen) de se livrar do cachorro. Os anos se passam e a relação entre os dois cresce, a ponto de Hachiko sempre acompanhar o dono na sua ida e volta do trabalho, na estação de trem. No entanto, Parker acaba por sofrer um ataque fulminante e morre, deixando Hachiko esperando durante longos anos na estação, na esperança de que o seu dono retorne.

Pelo fato de ser baseado em uma história real, o filme se torna interessante. Apesar do contexto totalmente diferente, é claro, ainda é possível ficar encantado com a relação entre Parker e Hachiko e é impossível não se emocionar com a perseverança do cachorro em ir até a estação pontualmente todos os dias, independente das adversidades. A trilha sonora, em especial, torna as cenas ainda mais tocantes.

Gere está seguro e convincente no papel do dono que se apega de verdade ao cachorro. Allen e sua filha Sarah Roemer não mostram a que veio. A última, em sua história desnecessária de relação com seu namorado, não deixam o filme ser levado totalmente a sério. Destaque positivo para os coadjuvantes Erick Avari, como o vendedor de cachorro-quente da estação, e para Jason Alexander (o inesquecível George, de Seinfeld) , como o funcionário da estação.

Contudo, o fato de Hollywood ter se aproveitado de uma história tão especial para os japoneses gera um incômodo. Seria o filme uma pura tentativa de lucro fácil em cima de uma uma história nada represantiva pra eles? Ou uma também tentativa de mostrar para o mundo a vida bonita desse cachorro tão especial? A primeira parece a mais provável, mesmo com os vários aspectos positivos do filme.

O verdaderto Hachiko nasceu na década de 20, no Japão. Sua história de perseverança chamou a atenção das pessoas, virando um símbolo nacional de lealdade. Hoje há uma estátua em sua homenagem na estação de Shibuya, Tóquio, onde ele esperou durante tanto tempo.

De qualquer modo, Sempre ao seu Lado não deixa de ser uma boa fonte de entretenimento nos seus curtos e rápidos 93 minutos. 

Nota: 7,0

Nome Original: Hachiko: A Dog's Story
Direção: Lasse Hallström
Genêro: Drama
Duração: 93 min

0 Comments:

blogger templates | Make Money Online