sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Série: Animações (Década de 40 - Parte I)


Pinóquio (1940)

O segundo filme produzido pela Walt Disney passou por um processo complicado para ser gerado. De início, Disney não se mostrou satisfeito com que o que vinha sendo feito e, mesmo com uma boa parte já sendo produzida, os personagens foram redesenhados e o conceito redefinido. Disney queria um Pinóquio mais humano. Foi a partir deste ponto também que o personagem do Grilo Falante passou a ganhar mais destaque. Antes, ele sequer fazia parte dos planos. Porém, diferente de seu predecessor, Pinóquio não foi um sucesso de bilheteria, apesar de suas diversas críticas positivas.

O longa é baseado no conto de fadas escrito pelo italiano Carlo Collodi no final do século XIX. O livro conta a história do boneco de madeira Pinóquio, produzido pela marceneiro Geppetto. Após um pedido atendido por uma estrela cadente, o boneco ganha vida, com a fada avisando que ele precisaria se mostrar bravo, confiável e humilde para virar um menino de verdade. Alternando cenas lindas e aflitivas, acompanhamos a saga de Pinóquio para se livrar de de suas desventuras e para realizar seu sonho. Um filme marcante, que ainda é assistido por diversas gerações, ainda mais pela música do Grilo Falante, When You Wish Upon a Star, que virou tema oficial da Disney.

Título Original: Pinocchio
Gênero: Animação
Duração: 88 min


Fantasia (1940)

Fantasia é o terceiro longa da Walt Disney e o primeiro com seu principal personagem, Mickey Mouse. O filme se caracteriza por ser um musical sem diálogos. A sua primeira versão possuia cerca de duas horas e vinte minutos, posteriormente editadas por várias vezes, devido a sua baixa recepção e ao misto de críticas. Disney queria que Fantasia fosse mais que um mero filme, Disney queria que Fantasia fosse um evento. Para isso, tratou de lançar livros explicativos, além de aumentar o número de alto-falantes no cinema. Fantasia pode não ter alcançado o sucesso esperado à época, mas mesmo assim se constituiu num dos longas mais populares de todos os tempos e hoje é considerado um clássico.

O conceito todo do filme é meio abstrato. Não há exatamente uma sequência linear dos fatos e cada número musical apresenta um tema diferente. "The Sorcerer's Apprentice" apresenta Mickey Mouse como um mágico aspirante que ultrapassa seus limites. "The Rite of Spring" conta a história da evolução, desde as células unicelulares até a morte dos dinossauros. "Dance of the Hours" é uma cômica performance de ballet, protagonizada por hipopótamos, elefantes, crocodilos e avestruzes. Fora estas, há ainda outros cinco números, todos muito bem feitos e bonitos. Disney se supera outra vez.

Título Original: Fantasia
Direção: James Algar, Samuel Armstrong
Gênero: Animação, Musical
Duração: 120 min

0 Comments:

blogger templates | Make Money Online