sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Série: Animações (Década de 30)

Iniciando uma postagem semanal sobre algumas das animações que marcaram época durante a sua década. Durante as duas primeiras do século XX, poucas coisas apareceram. Somente na década de 30 é que grandes clássicos foram surgindo, atingindo o espectador até hoje.

 

Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

Baseado num conto de fadas dos irmãos Grimm, somos apresentados a já conhecida história da princesa que foge da madastra e arranja refúgio na casa de sete simpáticos anões. O trabalho artístico é de se impressionar, já que o longa foi filmado a mais de de 70 anos atrás. Ele ainda impressiona com belas e marcantes canções (Heigh Ho  e Some Day My Prince Will Come), além dos seus personagens, bastante conhecidos do público, seja ele adulto ou infantil. Impossível não se cativar com os sete homenzinhos e sua sincera relação com a princesa.

Este grande clássico da Disney tem seu nome na história devido ao seu pioneirismo na indústria da animação. Foi o primeiro trabalho de Walt Disney, o primeiro colorido e o primeiro a estreiar em cinemas. O filme foi ovacionado durante a sua estréia e foi sucesso de crítica e bilheteria. Sua repercussão positiva foi o impulso necessário para que Disney continuasse suas brilhantes criações, que viriam a marcar diferentes gerações nos anos e décadas seguintes. Definitivamente, um marco na história do cinema.

Título Original: Snow White and the Seven Dwarfs
Direção: David Hand
Gênero: Animação
Duração: 83 min


As Viagens de Gulliver (1939)

As Viagens de Gulliver surgiu como resposta ao sucesso de Branca de Neve e os Sete Anões dois anos antes, sendo a segunda animação para cinema da história e a primeira produzida por uma estúdio americano (Fleischer Studios) que não fosse a Disney. Apesar de não ter alcançado o mesmo sucesso da rival, o estúdio foi responsável, junto com seus donos Dave e Max Fleischer, pela produção de algumas das animações mais conhecidas no mundo hoje, como Betty Boop e Popeye. O legado dos Fleischer não durou muito, pois a Paramount Pictures (que havia distribuido o filme) se apoderou do estúdio dos irmãos em 1941 devido a problemas financeiros e burocráticos.

O longa é baseado na famosa novela, de mesmo nome, escrita por Jonathan Swift (escritor irlândes) durante o século XVIII. O longa conta ahistória de Gulliver, um rapaz que é levado a uma pequena ilha após seu navio afundar numa tempestade noturna. Nesta ilha, habitada por pequenos seres humanos, Gulliver é tratado como um gigante. Dentro dela há um "confronto" entre duas vilas para a escolha da música que tocara durante o casamento do princípe de Blefuscu e da princesa de Lilliput. Partindo dessa premissa, o filme passa lições de moral, com uma história bonita e singela.

Título Original: Gulliver's Travel
Direção: Dave Fleischer
Gênero: Animação
Duração: 76 min

0 Comments:

blogger templates | Make Money Online